sábado, 11 de agosto de 2012

Como criar seu próprio pseudônimo

Pseudônimo é uma coisa que muitos autores usam, e é algo realmente útil para ajudar na divulgação da história e tudo mais, já que por exemplo, um nome comum e simples chama muito menos atenção do que um como "R.W. Collins", por exemplo. Então, estava procurando disso, até para mim mesma, e achei essas dicas. Mas antes, vamos á definição - para quem não sabe - de pseudônimo de acordo com o Wikipedia: 

Pseudónimo ou pseudônimo (do grego antigo ψευδώνυμος, composto de ψευδο- "pseudo-" e ὄνομα "nome", ou seja, "nome falso"), é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artistas que não queira ou não possa assinar suas próprias obras.
Então, as dicas que peguei do WikiHow para vocês:


Se você já quis trocar de nome, essa é a hora de se divertir um pouco. Isso é especialmente útil para criar um nome artístico mais "atrativo" ou para se manter anônimo como autor de um livro, de um site na internet ou outra coisa parecida.
  1. 1
    Considere quanto do seu nome real você deseja manter. Você pode encurtar seu nome de Wiliam para Wil ou de Mariana para Mari, por exemplo, ou simplesmente escolher um nome similar.
  2. 2
    Decida que tipo de gênero você deseja escrever e escolha um nome que tenha a ver.
    • Para ficção científica e fantasia, iniciais funcionam melhor, como W.R. Silva ou M.G. Oliveira.
    • Para trabalhos literários, nomes de boa "fluidez" (fáceis e gostosos de pronunciar) são a melhor escolha.
  3. 3
    Certifique-se que o nome completo não seja sem jeito! A composição das sílabas deve ser fácil de pronunciar, diferente de Barbara Benby (muitos B's) ou nomes com apenas duas sílabas.
  4. 4
    Selecione vários pseudônimos misturando e combinando nomes. Parece bobo, mas escreva cada nome bem de leve e deixe bastante espaço entre eles. Continue trabalhando com os que tiverem uma boa aparência e descarte os que não tiverem.
  5. 5
    Procure na internet os nomes que você criou para ver se ninguém já os possui. Descarte os que estiverem sendo ou que já foram utilizados.
  6. 6
    Diga cada nome em voz alta várias vezes. Quase qualquer coisa irá funcionar, "Eu tenho que ler o livro do [pseudônimo]!" ou "O [pseudônimo] virá para uma sessão de autógrafos?"
  7. 7
    Escolha o seu favorito dentre todas as opções. Não existe receita para escolher o melhor; se você gosta mais de um do que de outro, vá em frente!
  8. 8
    Você pode utilizar geradores de nomes aleatórios como o site Behind the Name e tentar combinações diferentes com os nomes que você gerar. Isso sempre lhe dará um nome novo e interessante e você também pode escolher a origem do mesmo, como irlandesa, americana, africana ou até da mitologia.
E ai, o que acharam das dicas? Não esqueçam de comentar!

2 comentários:

  1. oiiiii.
    conheci seu blog pelo blog "by my self" e adorei!
    as postagens e o tema são diferentássos!
    ah, vc pode votar em mim num concurso que estou participando? aqui:
    www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21137813
    mt obg viu? sua ajuda é demais! bjs X3

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Sinceramente li quase todo o seu blog. E achei fantástico. As dicas que procurastes me ajudaram muito. Já que quero me tornar uma escritora. Aliás estou pensando mesmo em adotar um pseudônimo, sou jovem de mais para estas coisas.
    Beijos P

    ResponderExcluir