sexta-feira, 6 de julho de 2012

Como ser um escritor

Tumblr_m59o17jsb81qfyxaco1_500_large

Eu fiz uma postagem sobre dicas para escrever um livro e agora eu estou fazendo uma sobre como ser um escritor. Você pode fazer seu livro, mas você tem que saber como é ser um escritor:

1- Ter a consciência que é difícil
Muitos pensam que ser um escritor, escrever ou publicar sua obra é algo fácil, mas não é. Você não pode simplesmente fazer um livro e achar que a primeira editora que você mandá-lo vai aceitar (só se você escrever bem ou for uma pessoa muito sortuda), não, isso é algo difícil. Se já é difícil ser um escritor imagine no Brasil, infelizmente são livros demais para poucas editoras e brasileiros não tem habito de ler. Conheço muita gente que mal pegou um livro.

2- Escreva porque gosta
Você escrever, mas não gostar do que faz pode ter certeza de que sua obra não vai dar certo, você sempre vai ver defeitos nela e nunca vai ser boa o bastante.

3-O tema e pesquisas
Escolha um tema que lhe agrade. Não ainda fazer um livro de romance se você não gosta ou fazer um de investigações se você não sabe sobre o assunto. Faça algo que você goste e sinta vontade de continuar escrevendo e aprimorando.
Alguns temas são necessários de uma pesquisa mais a fundo, pois você não sabe de tudo (pelo menos eu acho). Não adianta fazer um livro sobre a Idade Média se você não souber sobre ela, pesquise sobre os costumes, roupas, arquitetura, hábitos e etc. Se você não fizer isso sua história não poderá ser imaginada pelo leitor, ocorrerá muito rápido e não terá graça de ler (mas não detalhe demais para não ficar cansativo)

4- Evite abreviações
Ok, você tem uma história de adolescentes, realmente não haverá uma linguagem formal, pois normalmente falamos gírias, xingamos (evite usar muitos xingamentos também) etc, mas evite usar abreviações como aquelas que algumas pessoas usam nas redes sócias ''vc, pq'' e etc

5- Após terminar seu livro, registre-o. Divulgações.
Se você preparou um original, é melhor registrá-lo na Biblioteca Nacional antes de começar a enviá-lo para as editoras ou sair distribuindo por aí. Para ter uma estreia boa quando for publicar seu livro é bom já ter admiradores da sua obra por isso eu recomendo postar em um blog, Nyah (na sessão de originais), comunidades e etc, mas antes disso é bom ter seu livro registrado. Infelizmente existem pessoas que plagiam obras descaradamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário