terça-feira, 1 de maio de 2012

Erros de Gramática



É normal errar, afinal somos humanos, mas temos que tomar cuidado quando se trata de escrever. Um erro comum aos escritores novatos é a troca do mais pelo mas. É um errinho, pequeno em comparação a tantos outros por aí, mas que acaba taxando o escritor de ruim, inexperiente, novato e etc.

Mas é uma conjunção adversativa e indica oposição, equivalendo à “porém”, “contudo”, “entretanto”, “no entanto” e o mas na maioria das vezes é acompanhado de virgula. O mais é como se fosse uma soma, acrescentando algo.
Exemplos:

1. Jane sabia que ia dar errado, mas resolvi tentar.
2. Jane sabia que teria mais um erro em sua lista, que já era grande.

Você sabe a diferença entre mal e mau? Muita gente se confunde, mas é fácil entender. Veja:

Mau é adjetivo (serve caracterizar uma pessoa, objetivo, etc) e significa "ruim", "nocivo", "prejudicial", "de má qualidade" etc. E se opõe ao bom. Já mal pode ser: substantivo, advérbio ou conjunção e se opõe ao bem.

1. Nada explica o seu mau desempenho
2. O sarampo é um mal que está sendo erradicado do país

O uso dos porques é algo muito chato sim, mas é necessário saber usá-los corretamente. Vou tentar resumir para ficar mais fácil de decorar:

O porque é usado para explicar, como o ''pois''.
1. Eu não fui para a escola porque eu estava doente.

Por que é usado como interrogação:
1. Você foi para a escola por que?

Por quê
Uma dica boa para saber como usar esse é que ele só deve aparecer no final de frase.
1. Ela saiu? Por quê?
2. Ele a maltratou, mas não sei por quê.

Já o porquê é mais complexo. Você só pode usá-lo depois de um artigo ou um numeral (artigos: o, a, as, os e um, uma, uns, umas, embora os femininos não sejam usados nos porquês. Numerais: um, dois, três...). Exemplos:
1 Lucas não quer brincar porque está dormindo.
O porque está sendo usado como explicação, nesse caso, qual o motivo de Lucas não querer brincar.
2 O porquê de Lucas não querer brincar é o fato de ele ainda está dormindo.
Nesse caso temos o artigo "o". Por isso, usamos o porquê.
(Esse trecho do ''porquê'' foi retirado da comunidade S.O.S Novatos, recomendo)

Por enquanto é só isso.

2 comentários:

  1. hahahah isso aii tudo eu sei U.U o problema é na hora de usar , ou eu embolo tudo ou simplesmente esqueço ... isso é tragico ... mas eu realmente tento me lembrar disso ^^
    As dicas são boas ^^
    Beijinhos
    Ate a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK Eu também tenho essa problema. Na hora é dificil lembrar mesmo. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir