quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dicas para escrever um livro

Tumblr_ly3t1fu1s91r6eaq7o1_500_large

Muita gente quer escrever, mas não sabe como começar, o que vai escrever, como montar um enredo, o título, a sinopse e etc. Resolvi fazer esse post para ajudar um pouco. Essas são dicas que eu peguei de vários blogs, comunidades e juntei aqui e aonde estiver Katherine é a minha opinião sobre a dica. Aproveitem

Se você pretende escrever um livro, não custa nada pesquisar um pouco aqui e ali. Principalmente se for marinheiro de primeira viagem. E procure não levar tão a sério tudo o que vê por aí. Inclusive as dicas abaixo. Porque nem sempre o que funciona para um, funciona para outro. Você precisa dar uma “peneirada” nas informações. Testar algumas coisas, e assim por diante.

Acima de tudo, lembre-se que existe uma espécie de “aura” em torno do assunto. Escrever livros pode parecer coisa feita só para uma meia dúzia de privilegiados. Mas não é. Você pode escrever um livro, sim senhor. E hoje em dia, publicar é bem fácil. Caso não consiga uma editora, não engavete seu projeto. Publique o livro em PDF. Divulgue na internet. Garanto que você vai pular de alegria ao entregar o primeiro livro ao primeiro leitor. Mesmo que seja de graça.

1º Dica: Aprenda tudo o que puder sobre escrever livros antes de encarar a empreitada. Enquanto aprende, vá “ensaiando”. Ou seja, escrevendo mini-livros – digamos assim. Pequenas histórias, com poucas páginas.


2º Dica: Leia, leia e leia. Ler está para escrever assim como escutar está para falar. Se você não lê, não vai saber escrever.
Katherine: Também acho que para querer escrever um livro você tem que gostar de ler né. ''Isso é óbvio não é?'' Não, não é. Conheço gente que esta escrevendo um livro sendo que nunca pegou um livro com mais de 10 paginas.

3º Dica: Para os primeiros trabalhos, escolha assuntos que já conhece bem. Por exemplo: suponhamos que você entenda bastante de motocicletas. Nada mais óbvio que escrever sobre motocicletas.

4º Dica: Não perca meses, anos, no primeiro livro. Faça algo bem feito, mas não fique enchendo de salamalaques e detalhes, achando que aquele vai ser “o cara”. Provavelmente não vai ser. O primeiro livro geralmente não é “o cara”. Aí, saber que você perdeu – por exemplo – um ano e meio para escrever algo que não serve…
Katherine: O primeiro livro nem sempre é um sucesso, acho que ele é como se fosse um teste para um livro melhor que virá depois.

5º Dica: Determine o público que você deseja atingir. Se é infantil, juvenil ou adulto. Se é um público leigo ou especializado. Se é um leitor de romances ou de tratados. Escreva o livro sempre pensando em seu leitor.

6º Dica: Procure obter feedback, ou seja, opiniões de terceiros. Mas não a mamãe, o papai e os amigos. Estes podem até te atrapalhar. Vai dar mais trabalho, mas é melhor procurar alguém imparcial. Que lhe diga algo que preste.
Katherine: Claro que essa dica não é para todos. Essa normalmente é para aquelas pessoas que tem amigos e familiares que mentem pra agradar.

7º Dica: Escreva porque gosta. Assim seu trabalho sai mais espontaneo.
Katherine: Sei que tem vezes que perdemos o interesse no nosso livro, aquele assunto não te agrada mais. Se isso acontecer tente outra coisa, se tentar escrever algo que não lhe agrada não vai sair bom.

8º Dica: Quando tiver um livro pronto, não tenha medo de mostrar. É melhor ouvir críticas negativas do que não ouvir nada. E saiba de uma coisa: se alguém cair de pau, e falar um montão na sua orelha por causa do livro, você provavelmente está no caminho certo. O primeiro sinal de que você fez algo interessante é alguém baixar a ripa.

9º Dica: Se for mandar o livro para uma ou mais editoras, procure saber antes as regras de cada uma delas. Muitas fazem inclusive a exigencia de que a obra seja registrada. É… o caminho das editoras é árduo. E quando mandar o livro, prepare-se para esperar. As editoras demoram meses para responder. Mas respondem. Infelizmente, a maior parte das respostas é não. Mas não se acanhe por causa disso. A cada não talvez você esteja mais perto do sim. Lembre-se também que livros já publicados de outra maneira geralmente não são aceitos.

10º Dica: Essa dica eu estou fazendo por conta própria por experiencia própria: Quer divulgar seu livro? Não há nada melhor do que a Internet, principalmente blog. Mas você tem que entender a pressão que é postar sua história, é gratificante ter pessoas lendo e comentando, mas as vezes você sende que deve postar logo e não deixar seus leitores esperando e acaba fazendo tudo na pressa para postar e acaba ficando ruim. Então sugiro postar logo sua história quando estiver um bom número de capítulos prontos.


É só isso gente, espero que tenham gostado e comentem.


Beijos

4 comentários:

  1. :D Otimas dicas U.U eu gostei muito e pretendo seguir a maioria :D
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Adorei suas dicas, e concordo com todas elas, parabéns pelo post.
    Foi exatamente essas dicas que utilizem para escrever meu primeiro livro da Saga Rosas Negras - Desejos Impuros, que a propósito está fazendo muito sucesso.
    Obrigada.

    Beijos e até mais *--*

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas me ajudaram muito, vou seguir todas e com muita fé de que meu livro vai 'prestar' néh rsrs!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica 8,baixar a ripa e sinal de algo quente,rs.

    ResponderExcluir