sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10 Passos e Dicas para se escrever um livro

Sinto-me desleixada por ter demorado tanto tempo para vir postar aqui,mas venho aqui com mais essas dicas para vocês escritores.A fonte do artigo é o Palpite Digital,que tem umas coisas bem legais.

Assim como plantar uma árvore e ter um filho, escrever um livro é uma tarefa que demanda planejamento e paciência para vê-lo crescer e se desenvolver. Muitos escritores demoram anos para concluir uma obra, que não é escrita apenas com inspiração, mas com cálculo racional, organização das ideias e um roteiro prévio (ainda que este último possa sofrer uma reviravolta!). A escrita de um livro demanda técnica e estética, conteúdo e forma! Antes de fornecermos dicas sobre como escrever um livro, é preciso enfatizar que são trabalhos muito diferentes escrever um livro científico/teórico e um livro literário, ficcional. O primeiro exige um projeto prévio ainda mais objetivo, com a definição da metodologia utilizada, a justificativa, os objetivos que deverão ser alcançados e o público ao qual se deve atingir. O livro literário também exige planejamento, mas está conjugado com o trabalho criativo que muitas vezes subverte planos, como se a obra fosse se tornando superior ao autor e todo seu planejamento inicial. Personagens e situações podem tomar rumos inesperados e surpreender o próprio escritor.
Dicas para escrever um livro
Passos essenciais para escrever um livro
Mas então, de forma sintética, vamos às dicas sobre como escrever livros, sejam eles científicos ou literários:

  • A exigência básica para qualquer escritor é ser antes um ótimo leitor. A intimidade com as palavras, o uso de expressões, o conhecimento da língua é todo adquirido através da leitura. Aleitura também te apresenta as diferenças entre os gêneros literários, como romance, conto, poesia, dissertações, fornecendo as bases para sua escolha.
  • Outra exigência básica: ter uma ideia, um tema sobre o qual você deseja escrever, ainda que não saiba seus desdobramentos. Todo livro tem começo, meio e fim, então é necessário ter pelo menos o começo para começar!
  • Só aprendemos a escrever escrevendo! É bom que antes da decisão de escrever um livro, você já tenha alguma prática de escrita, já seja familiarizado com a linguagem.
  • Determine o público que você deseja atingir. Se é infantil, juvenil ou adulto. Se é um público leigo ou especializado. Se é um leitor de romances ou de tratados. Escreva o livro sempre pensando em seu leitor.
  • Determine o gênero literárioque você quer escrever. Para cada um deles haverá um planejamento diferente. Escrever um romance demanda paciência para o desenvolvimento e desdobramento da trama. Contos demandam pensamento sintético e condensação da história em poucas páginas. Livros científicos demandam um projeto de pesquisa, e assim por diante.
    Como publicar um livro
    O que fazer para ter um livro publicado
  • Estabeleça a linguagem utilizada. Isso se relaciona com o público escolhido. A linguagem será infantil, coloquial ou culta? Para cada público, uma linguagem diferente!
  • Após o término do livro (sabe-se lá depois quanto tempo após o início!), leia e releia o livro. Faça retoques, apague, acrescente. Lapide o livro até ele alcançar o objetivo desejado.
  • Caso deseje publicá-lo, pesquise o tipo de livros que cada editora tem em seu catálogo. Umas só publicam infantis, outras não publicam auto-ajuda, algumas prezam por temas ousados e atuais. Veja qual editora é mais a cara do seu livro e entre em contato. Após enviar o seu original não fique ligando e pressionando a editora. É possível que você espere até 6 meses pela resposta!
  • Uma boa forma de começar a ganhar leitores e a expor suas idéias é através da Internet. Muitos livros publicados atualmente foram anteriormente blogs. Essa é uma ótima ideia, pois o blog é gratuito, pode ser divulgado para os amigos, em redes sociais e outros meios, comporta todo tipo de texto e imagem, além de você saber quantas visitas diárias ele tem. Se ele se tornar popular, pode ser muito mais fácil publicar seu livro em alguma editora.
  • Hoje em dia são raras as pessoas que escrevem livros à mão, muito menos em máquinas de escrever! Uma boa ferramenta para a escrita de livros é o uso do Google Docs. Basta ter uma conta de e-mail do Google para usar a ferramenta de documentos, permitindo o acesso a qualquer hora e lugar, desde que exista uma conexão à Internet. Todo o texto é salvo no Google Docs, e você não corre o risco de perdê-lo como os arquivos que estão salvos no computador.


  • Então,galera,espero que tirem bom proveito dessas dicas *-*

    Cherry Kisses,

    Vitória

    2 comentários:

    1. :O Essa do google Docs eu não sabia :/ poxa perdi meu livro que tava no pc e demorou um tempo para faze-lo :/ ... bom vou usar essa ferramenta :D
      Obrigado pelas dicas
      beijinhos

      ResponderExcluir
    2. Também não conhecia o Google Docs, há muito tempo que penso em escrever livros, já tenho umas ideias fervilhando e a partir de agora vou começar a escrevê-los de verdade. Será uma saga ficcional e cada volume se passará em um país diferente, o que me obriga a estudar a cultura de cada um. Tenho um certa dificuldade em criar personagens, mas vou ler diferentes gêneros literários para ter um contato maior com os variados personagens.

      ResponderExcluir